sexta-feira, 26 de abril de 2013

MOMENTO CÍVICO - HINO NACIONAL

Nesta Sexta-feira 26/04/13 , estava à frente da organização das  turmas para a execução do Hino Nacional , a Professora Edilane e os alunos : Brena , Lucas , Darlan e Orlando. Estão todos de PARABÉNS!!!








Lançamento SUPER AÇÃO 2013 MEIO AMBIENTE

Foi iniciado no dia 26/04/13 a metodologia do PJF (SUPER AÇÃO NA ESCOLA). Que teve sua abertura oficial as 8:00h da manhã, quando  todos  os alunos foram reunidos para prestigiar o momento que contou com a participação da Superintendente da 7ªCrede Luciene Augusto, representando a Coordenadora Regional Professora Joyce Santana, na ocasião tivemos a palavra do professor Márcio Sérgio falando da importância da metodologia para toda comunidade escolar. O evento foi transmitido,ao vivo pela Rádio Jornal de Canindé. Em seguida os alunos da escola acompanhados dos professores visitaram as seguintes ruas dos bairros: João Bastos , Bento Rabelo , Presidente Dutra e José Veloso Jucá.
Alertaram os moradores sobre a importância de combatermos a Dengue, a conscientização de cuidarmos da nossa água e a preocupação que devemos ter com o lixo.









segunda-feira, 22 de abril de 2013

2º Encontro de Formação em Relações Humanas

Aconteceu no dia 20 de Abril no auditório da EEFM Frei Policarpo o 2º Encontro de Formação em Relações Humanas para professores e funcionários , na ocasião foi abordado os seguintes temas:Ética e Valores sob a coordenação da Professora Hortência , a participação e o envolvimento dos professores e funcionários que estiveram presentes foram muito importantes para o encontro , a maioria saiu satisfeita com os assuntos que foram discutidos e com a auto estima elevada.Na oportunidade  , foram escolhidos através de sorteio o nome dos 17 professores que irão receber os Tablets cedidos pela SEDUC para implementar e melhorar o desenvolvimento de suas respectivas aulas.

Ciências Humanas:

  • 10 ´  Marlem
  • 7 ´    Luiz Cezar
  • 7 ´    Celina
  • 7 ´  Daniel Bastos


Linguagens e Códigos

  • 10´ Socorro Bernardino
  • 10 ´Marcele Alves
  • 7 ´Silvânia
  • 7 ´Camila  Marçal
  • 7 ´Tatiane Cruz

Núcleo de Pesquisas
  • Isabel Cristina
  • João Batista 

  •  Ciências da Natureza         
  • 10 ´Jayana
  • 10 ´Neara
  • 7 ´Renata
  • 7 ´Eridalva
  • 7 ´Idayana
  • 7´João Paulo










sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROJETO - O COMBATE AS DROGAS

Realizou-se na manhã de hoje, dia 19 de abril de 2013 a apresentação do Projeto "O COMBATE AS DROGAS".
Tendo como objetivo previnir a sociedade em geral e alertar quanto aos malefícios devastadores que as drogas causam aos indivíduos dentro do grupo social.
PÚBLICO ALVO - turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, nos turnos manhã, tarde e noite.
Tendo à frente os professores: Francisco de Assis Castro Damasceno, Lúcia de Fátima Almeida Mendonça e Terezinha Glede Sampaio.
ALUNOS PARTICIPANTES: TURMAS DO 2º A e 2º B, 3º A e 3ºB manhã.





quinta-feira, 18 de abril de 2013

DIA DO LIVRO INFANTIL

Neste dia 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do livro infantil, data que homenageia o escritor Monteiro Lobato por sua maravilhosa obra de literatura infanto-juvenil. Por esse motivo, os alunos que fazem parte da Monitoria de Apoio às atividades da Biblioteca, do Projeto Jovem de Futuro, realizaram uma exposição de livros e videos, no pátio da escola, para lembrar esse autor tão importante para a Literatura brasileira e estimular a leitura e o conhecimento de sua vasta obra.





C.D.D - Com.domínio.digital


Desde abril de 2011 está presente no município de Canindé mais precisamente na Escola Frei Policarpo o Programa Com.Domínio Digital e nesse ano no dia 01 de abril teve início as oficinas de mais uma turma desse projeto que transforma não só profissional como pessoal a vida dos jovens que passam por essa formação.
O Programa Com.Domínio Digital é um curso de formação profissional de jovens protagonistas, com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação, realizado pela Organização Não Governamental Instituto Aliança. O princípio básico que orienta o trabalho do Com.Domínio Digital é o foco no jovem como parceiro em todas as fases do processo, como autor, co-autor, interlocutor e agente.
Assim sendo, o Com.Domínio Digital se constitui em um projeto de educação integral e de desenvolvimento humano e tem como objetivo formar e inserir – social e economicamente – jovens que vêm de escolas públicas e que não têm fácil acesso a oportunidades de qualificação para ingresso no moderno Mundo do Trabalho.

Sua formação, que totaliza 500 horas, utiliza referenciais teórico-metodológicos que integram a pedagogia de projetos, a transdisciplinaridade e o protagonismo juvenil, com aulas participativas, onde os jovens refletem, constroem, sistematizam, planejam e desenvolvem produtos associados aos temas estudados.
Além destas aulas, ao se aproximar de 70% do itinerário cumprido, eles têm su
Com a integração de conteúdos, construção de saberes e vivência do Mundo do Trabalho, o Projeto prepara estes jovens para uma inserção digna e qualificada nessa realidade, especialmente no Primeiro Emprego – o maior gargalo de entrada de jovens da faixa etária de 17 a 24 anos.
Essa formação profissional tem como foco 3 vertentes: Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Contexto das Relaçõea primeira experiência real de trabalho, de 100 hrs, regida pela Lei do Serviço Voluntário, a que chamamos de Vivência Prática.
s de Trabalho (CRT) e os educadores dessas áreas na Escola Frei Policarpo são: Lucélia Cruz (DPS), Daniel Freitas (TIC) e Gabriela Furtado (CRT).
A formação é totalmente gratuita, os jovens recebem todo o material didático, lanche e fardamento, e ao final é expedido pela Universidade Estadual do Ceará o certificado de 500 horas.
Fotos das turmas e de atividades desenvolvidas no CDD.




1ª REUNIÃO DO PJF 2013

Primeira reunião do PJF, onde está sendo realizados as preliminares das ações DO LANÇAMENTO DO SUPERAÇÃO 2013 QUE TEM COMO TEMA  "MEIO AMBIENTE".
Essa reunião é para decidir as formas de como irá correr o fluxo das ações até o mês de setembro e relatar que poderá ser usada nas aulas de formação cidadã.







sexta-feira, 12 de abril de 2013

FP comemora 46 anos!

No ultimo sábado dia 06 de abril de 2013 a Escola Frei Policarpo comemorou com toda a comunidade escolar, seus 46 anos. Foram realizadas atividades educativas e esportivas as quais tiveram como principal objetivo a construção da cidadania.


Programação Diurna:
1. Abertura
- Boas Vindas
- Momento cívico com o Hino Nacional
- Fala do Grupo Gestor
2. Apresentações:
- Peça Teatral de combate às drogas - com os alunos do 2º A e B
- Free Step - com os alunos Anderson Freitas e Paulo José
- Street Dance - Grupo do professor Paulo Bianor
3. Palestras:
- Os Valores - com Micael Sousa
- Drogas - com o Soldado Barreto
4. Oficinas:
- Oficina de Pintura - com a professora Neara Saraiva
- Oficina de Dança - Professor Assis
- Oficina de Muay Tay - organizada pelo aluno Thiago
- Oficina de Horta na Escola - com a professora Celina
- Reunião da turma do Jornal FP - com professor Carlos Valnício

Programação Noturna:
1. Abertura:
- Boas Vindas
- Fala do Grupo Gestor
2. Apresentação:
- Slides em homenagem a escola
3. Depoimentos:
- Alunos do Com Domínio Digital 2011 e 2012 - Damares e Batista
4. Jantar de Homenagem:
- Escola Frei Policarpo - 46 anos!