quinta-feira, 18 de abril de 2013

C.D.D - Com.domínio.digital


Desde abril de 2011 está presente no município de Canindé mais precisamente na Escola Frei Policarpo o Programa Com.Domínio Digital e nesse ano no dia 01 de abril teve início as oficinas de mais uma turma desse projeto que transforma não só profissional como pessoal a vida dos jovens que passam por essa formação.
O Programa Com.Domínio Digital é um curso de formação profissional de jovens protagonistas, com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação, realizado pela Organização Não Governamental Instituto Aliança. O princípio básico que orienta o trabalho do Com.Domínio Digital é o foco no jovem como parceiro em todas as fases do processo, como autor, co-autor, interlocutor e agente.
Assim sendo, o Com.Domínio Digital se constitui em um projeto de educação integral e de desenvolvimento humano e tem como objetivo formar e inserir – social e economicamente – jovens que vêm de escolas públicas e que não têm fácil acesso a oportunidades de qualificação para ingresso no moderno Mundo do Trabalho.

Sua formação, que totaliza 500 horas, utiliza referenciais teórico-metodológicos que integram a pedagogia de projetos, a transdisciplinaridade e o protagonismo juvenil, com aulas participativas, onde os jovens refletem, constroem, sistematizam, planejam e desenvolvem produtos associados aos temas estudados.
Além destas aulas, ao se aproximar de 70% do itinerário cumprido, eles têm su
Com a integração de conteúdos, construção de saberes e vivência do Mundo do Trabalho, o Projeto prepara estes jovens para uma inserção digna e qualificada nessa realidade, especialmente no Primeiro Emprego – o maior gargalo de entrada de jovens da faixa etária de 17 a 24 anos.
Essa formação profissional tem como foco 3 vertentes: Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Contexto das Relaçõea primeira experiência real de trabalho, de 100 hrs, regida pela Lei do Serviço Voluntário, a que chamamos de Vivência Prática.
s de Trabalho (CRT) e os educadores dessas áreas na Escola Frei Policarpo são: Lucélia Cruz (DPS), Daniel Freitas (TIC) e Gabriela Furtado (CRT).
A formação é totalmente gratuita, os jovens recebem todo o material didático, lanche e fardamento, e ao final é expedido pela Universidade Estadual do Ceará o certificado de 500 horas.
Fotos das turmas e de atividades desenvolvidas no CDD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.