Professores:Camila marçal e João Flávio
FUNCÕES
DA LINGUAGEM
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
TEXTO I
Mulher Assassinada
Policiais que
faziam a ronda no centro da cidade encontraram, na madrugada de ontem, perto da
Praça da Sé, o corpo de uma mulher aparentando 30 anos de idade. Segundo depoimento
de pessoas que trabalham em bares próximos, trata-se de uma prostituta
conhecida como Poe Nenê. Ela foi assassinada a golpes de faca. A polícia
descarta a hipótese de assalto, pois sua bolsa, com a carteira de dinheiro, foi
encontrada junto ao corpo. O caso está sendo investigado pelo delegado do 2º
distrito policial.
Jornal da Cidade, 10 set. 2004
TEXTO II
Pequena Crônica Policial
Jazia no chão, sem vida,
E estava toda pintada!
Nem a morte lhe emprestava
A sua grave beleza...
Com fria curiosidade,
Vinha gente a espiar-lhe a cara,
As fundas marcas da idade,
Das canseiras, da bebida...
[...]
Sem nada saber da vida,
De vícios ou de perigos,
Sem nada saber de nada...
Com sua trança comprida,
Os seus sonhos de menina,
Os seus sapatos antigos!
Mário Quintana – Prosa &
Verso
01. Os textos I e II trazem certa
semelhança entre si. O que há de semelhante nos textos acima?
ⓐ A temática.
ⓑ A organização da linguagem.
ⓒ A forma de abordagem ao tema.
ⓓ A intenção discursiva.
ⓔ O posicionamento do narrador
diante a matéria narrada.
02. Que aspectos distinguem os
textos I e II, a partir da análise dos mesmos, considerando sua linguagem?
ⓐ denotação – função referencial
(texto II).
ⓑ função poética – ênfase no
assunto (texto II).
ⓒ criatividade linguística –
função poética (texto II).
ⓓ ênfase na mensagem – função
referencial (texto I).
ⓔ texto jornalístico – Ênfase no
leitor (texto I).
O texto abaixo será utilizado nas
questões 3 e 4
TEXTO III
Nova Poética
Vou lançar a teoria do poeta
sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca
suja da vida.
Vai um sujeito,
Saí um sujeito de casa com a
roupa de brim branco
[muito bem
engomada, e na primeira esquina passa um
[caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:
É a vida
O poema deve ser como a nódoa no
brim:
Fazer o leitor satisfeito de si
dar o desespero [...]
Manuel Bandeira
03. As funções de linguagem
predominante no Texto III são:
ⓐ Poética e metalinguística.
ⓑ Conativa e referencial.
ⓒ Referencial e emotiva.
ⓓ Metalinguística e conativa.
ⓔ Emotiva e referencial.
04. As funções de linguagem
predominantes no texto acima se justificam pelos seguintes fatores.
ⓐ sentimentalismo e
informatividade.
ⓑ metadiscursividade e
interpelação ao leitor.
ⓒ informatividade e
sentimentalismo.
ⓓ interpelação ao leitor e
informatividade.
ⓔ criatividade linguística e
metadiscursividade.
05. Leia a estrofe abaixo:
"Oh! ter vinte anos sem
gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo
corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Álvares de Azevedo
A presença da interjeição, as
exclamações e a 1ª pessoa gramatical identificam no texto a função da
linguagem:
ⓐ Poética.
ⓑ Conativa.
ⓒ Referencial.
ⓓ Metalinguística.
ⓔ Emotiva.
06. Leia o texto e assinale a
alternativa correta:
A um passarinho
Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis
Deixe-te de histórias
Some-te daqui.
Vinícius de Morais
Quanto à análise do texto acima,
pode-se afirmar que:
ⓐ A facilidade com que se pode
reconstruir o fato narrado e as informações precisas veiculadas pelo texto
provam a não existência de elementos ficcionais; a função de linguagem
predominante é a referencial.
ⓑ No quinto verso, o próprio autor
esclarece que seu texto não tem caráter poético, o que lhe confere a função
metalinguística da linguagem.
ⓒ Apesar de escrito em versos, o
texto acima não é literário, porque, nos dois últimos versos, o autor diz
claramente não querer contar histórias, neles, ocorre a função apelativa ou
conativa, própria da linguagem de propaganda.
ⓓ Embora haja referência a dados
concretos da realidade circundante, o texto é literário, uma vez que, a par de
exemplos de função emotiva e conativa, a criatividade linguística dá o tom do texto
e confere a função poética como predominante.
ⓔ No sétimo verso, o próprio autor
esclarece que seu texto não está escrito em prosa; é, portanto, um texto não
literário.
07. Leia o excerto abaixo
extraído de uma suposta entrevista com Riobaldo, de Grande sertão: veredas.
“Mire e veja o leitor e a
leitora: se não houvesse Brasil, não haveria ‘Grande sertão: veredas’, não
haveria Riobaldo. Deviam ter pensado que pelo menos para isso serviu. E o resto
é silêncio. Ou melhor, mais uma pergunta senhor Riobaldo. O que é silêncio? O
senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais.”
Alberto Pompeu de Toledo, Veja.
Acima, predominam as seguintes
funções da linguagem:
ⓐ Poética e fática.
ⓑ Conativa e metalinguística.
ⓒ Referencial e expressiva.
ⓓ Metalinguística e emotiva.
ⓔ Emotiva e poética.
08. Assinale a alternativa que
traz função fática:
ⓐ "O homem letrado e a
criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
ⓑ "O discurso comporta duas
partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em
seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a
segunda, a prova." (Aristóteles)
ⓒ "Amigo Americano é um filme
que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em
que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
ⓓ "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração
mandar."
(Danilo Caymmi & Ana Terra)
ⓔ "Olá, como vai? Eu vou indo
e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um
lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de
um sono tranquilo..."
(Paulinho da Viola)
09. Marque a opção que encerra
uma frase cujos principais focos da argumentação sejam, a um só tempo, o
emissor e a mensagem:
ⓐ "Volta, vem viver outra vez
ao meu lado"
(Lupiscínio Rodrigues)
ⓑ "Da primeira vez que me
assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu
tinha"
(Mário Quintana)
ⓒ "Um trem-de-ferro é uma
coisa mecânica,
Mas atravessa a noite, a
madrugada, o dia
Atravessou minha vida,
Virou só sentimento"
(Manuel Bandeira)
ⓓ "Vaias e aplausos marcaram
a passagem do presidente Lula pelo Fórum Social Mundial, evento no qual
costumava ser ovacionado" (O Globo - 28 de janeiro de 2005).
ⓔ "Lembrando B. Russel: para
todo problema complicado há uma solução simples, rápida, de baixo custo e...
errada" (Gilberto C. Leifert).
10. Leia atentamente o texto
abaixo:
A biosfera, que reúne todos os
ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores
chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um
ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro
dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da
linguagem
ⓐ referencial, porque o texto
trata de noções e informações conceituais.
ⓑ conativa, porque o texto procura
orientar comportamentos do leitor.
ⓒ poética, porque o texto chama a
atenção para os recursos de linguagem.
ⓓ fática, porque o texto testa o
funcionamento do canal de comunicação.
ⓔ emotiva, porque o autor expressa
seu sentimento em relação à ecologia.
EXERCÍCIO SUPLEMENTAR
01. Reconheça
nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
Texto para as questões 04 e 05
Poética
Que
é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo)uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
04. Quais as funções da linguagem predominantes no poema anterior?
05. Aponte os elementos que integram o processo de comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.
06. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".
"Meu canto de morte
FUNCÕES
DA LINGUAGEM
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
TEXTO I
Mulher Assassinada
Policiais que
faziam a ronda no centro da cidade encontraram, na madrugada de ontem, perto da
Praça da Sé, o corpo de uma mulher aparentando 30 anos de idade. Segundo depoimento
de pessoas que trabalham em bares próximos, trata-se de uma prostituta
conhecida como Poe Nenê. Ela foi assassinada a golpes de faca. A polícia
descarta a hipótese de assalto, pois sua bolsa, com a carteira de dinheiro, foi
encontrada junto ao corpo. O caso está sendo investigado pelo delegado do 2º
distrito policial.
Jornal da Cidade, 10 set. 2004
TEXTO II
Pequena Crônica Policial
Jazia no chão, sem vida,
E estava toda pintada!
Nem a morte lhe emprestava
A sua grave beleza...
Com fria curiosidade,
Vinha gente a espiar-lhe a cara,
As fundas marcas da idade,
Das canseiras, da bebida...
[...]
Sem nada saber da vida,
De vícios ou de perigos,
Sem nada saber de nada...
Com sua trança comprida,
Os seus sonhos de menina,
Os seus sapatos antigos!
Mário Quintana – Prosa &
Verso
01. Os textos I e II trazem certa
semelhança entre si. O que há de semelhante nos textos acima?
ⓐ A temática.
ⓑ A organização da linguagem.
ⓒ A forma de abordagem ao tema.
ⓓ A intenção discursiva.
ⓔ O posicionamento do narrador
diante a matéria narrada.
02. Que aspectos distinguem os
textos I e II, a partir da análise dos mesmos, considerando sua linguagem?
ⓐ denotação – função referencial
(texto II).
ⓑ função poética – ênfase no
assunto (texto II).
ⓒ criatividade linguística –
função poética (texto II).
ⓓ ênfase na mensagem – função
referencial (texto I).
ⓔ texto jornalístico – Ênfase no
leitor (texto I).
O texto abaixo será utilizado nas
questões 3 e 4
TEXTO III
Nova Poética
Vou lançar a teoria do poeta
sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca
suja da vida.
Vai um sujeito,
Saí um sujeito de casa com a
roupa de brim branco
[muito bem
engomada, e na primeira esquina passa um
[caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:
É a vida
O poema deve ser como a nódoa no
brim:
Fazer o leitor satisfeito de si
dar o desespero [...]
Manuel Bandeira
03. As funções de linguagem
predominante no Texto III são:
ⓐ Poética e metalinguística.
ⓑ Conativa e referencial.
ⓒ Referencial e emotiva.
ⓓ Metalinguística e conativa.
ⓔ Emotiva e referencial.
04. As funções de linguagem
predominantes no texto acima se justificam pelos seguintes fatores.
ⓐ sentimentalismo e
informatividade.
ⓑ metadiscursividade e
interpelação ao leitor.
ⓒ informatividade e
sentimentalismo.
ⓓ interpelação ao leitor e
informatividade.
ⓔ criatividade linguística e
metadiscursividade.
05. Leia a estrofe abaixo:
"Oh! ter vinte anos sem
gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo
corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Álvares de Azevedo
A presença da interjeição, as
exclamações e a 1ª pessoa gramatical identificam no texto a função da
linguagem:
ⓐ Poética.
ⓑ Conativa.
ⓒ Referencial.
ⓓ Metalinguística.
ⓔ Emotiva.
06. Leia o texto e assinale a
alternativa correta:
A um passarinho
Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis
Deixe-te de histórias
Some-te daqui.
Vinícius de Morais
Quanto à análise do texto acima,
pode-se afirmar que:
ⓐ A facilidade com que se pode
reconstruir o fato narrado e as informações precisas veiculadas pelo texto
provam a não existência de elementos ficcionais; a função de linguagem
predominante é a referencial.
ⓑ No quinto verso, o próprio autor
esclarece que seu texto não tem caráter poético, o que lhe confere a função
metalinguística da linguagem.
ⓒ Apesar de escrito em versos, o
texto acima não é literário, porque, nos dois últimos versos, o autor diz
claramente não querer contar histórias, neles, ocorre a função apelativa ou
conativa, própria da linguagem de propaganda.
ⓓ Embora haja referência a dados
concretos da realidade circundante, o texto é literário, uma vez que, a par de
exemplos de função emotiva e conativa, a criatividade linguística dá o tom do texto
e confere a função poética como predominante.
ⓔ No sétimo verso, o próprio autor
esclarece que seu texto não está escrito em prosa; é, portanto, um texto não
literário.
07. Leia o excerto abaixo
extraído de uma suposta entrevista com Riobaldo, de Grande sertão: veredas.
“Mire e veja o leitor e a
leitora: se não houvesse Brasil, não haveria ‘Grande sertão: veredas’, não
haveria Riobaldo. Deviam ter pensado que pelo menos para isso serviu. E o resto
é silêncio. Ou melhor, mais uma pergunta senhor Riobaldo. O que é silêncio? O
senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais.”
Alberto Pompeu de Toledo, Veja.
Acima, predominam as seguintes
funções da linguagem:
ⓐ Poética e fática.
ⓑ Conativa e metalinguística.
ⓒ Referencial e expressiva.
ⓓ Metalinguística e emotiva.
ⓔ Emotiva e poética.
08. Assinale a alternativa que
traz função fática:
ⓐ "O homem letrado e a
criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
ⓑ "O discurso comporta duas
partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em
seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a
segunda, a prova." (Aristóteles)
ⓒ "Amigo Americano é um filme
que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em
que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
ⓓ "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração
mandar."
(Danilo Caymmi & Ana Terra)
ⓔ "Olá, como vai? Eu vou indo
e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um
lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de
um sono tranquilo..."
(Paulinho da Viola)
09. Marque a opção que encerra
uma frase cujos principais focos da argumentação sejam, a um só tempo, o
emissor e a mensagem:
ⓐ "Volta, vem viver outra vez
ao meu lado"
(Lupiscínio Rodrigues)
ⓑ "Da primeira vez que me
assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu
tinha"
(Mário Quintana)
ⓒ "Um trem-de-ferro é uma
coisa mecânica,
Mas atravessa a noite, a
madrugada, o dia
Atravessou minha vida,
Virou só sentimento"
(Manuel Bandeira)
ⓓ "Vaias e aplausos marcaram
a passagem do presidente Lula pelo Fórum Social Mundial, evento no qual
costumava ser ovacionado" (O Globo - 28 de janeiro de 2005).
ⓔ "Lembrando B. Russel: para
todo problema complicado há uma solução simples, rápida, de baixo custo e...
errada" (Gilberto C. Leifert).
10. Leia atentamente o texto
abaixo:
A biosfera, que reúne todos os
ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores
chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um
ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro
dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da
linguagem
ⓐ referencial, porque o texto
trata de noções e informações conceituais.
ⓑ conativa, porque o texto procura
orientar comportamentos do leitor.
ⓒ poética, porque o texto chama a
atenção para os recursos de linguagem.
ⓓ fática, porque o texto testa o
funcionamento do canal de comunicação.
ⓔ emotiva, porque o autor expressa
seu sentimento em relação à ecologia.
EXERCÍCIO SUPLEMENTAR
01. Reconheça
nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
Texto para as questões 04 e 05
Poética
Que
é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo)uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
04. Quais as funções da linguagem predominantes no poema anterior?
05. Aponte os elementos que integram o processo de comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.
06. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".
"Meu canto de morte
FUNCÕES
DA LINGUAGEM
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
TEXTO I
Mulher Assassinada
Policiais que
faziam a ronda no centro da cidade encontraram, na madrugada de ontem, perto da
Praça da Sé, o corpo de uma mulher aparentando 30 anos de idade. Segundo depoimento
de pessoas que trabalham em bares próximos, trata-se de uma prostituta
conhecida como Poe Nenê. Ela foi assassinada a golpes de faca. A polícia
descarta a hipótese de assalto, pois sua bolsa, com a carteira de dinheiro, foi
encontrada junto ao corpo. O caso está sendo investigado pelo delegado do 2º
distrito policial.
Jornal da Cidade, 10 set. 2004
TEXTO II
Pequena Crônica Policial
Jazia no chão, sem vida,
E estava toda pintada!
Nem a morte lhe emprestava
A sua grave beleza...
Com fria curiosidade,
Vinha gente a espiar-lhe a cara,
As fundas marcas da idade,
Das canseiras, da bebida...
[...]
Sem nada saber da vida,
De vícios ou de perigos,
Sem nada saber de nada...
Com sua trança comprida,
Os seus sonhos de menina,
Os seus sapatos antigos!
Mário Quintana – Prosa &
Verso
01. Os textos I e II trazem certa
semelhança entre si. O que há de semelhante nos textos acima?
ⓐ A temática.
ⓑ A organização da linguagem.
ⓒ A forma de abordagem ao tema.
ⓓ A intenção discursiva.
ⓔ O posicionamento do narrador
diante a matéria narrada.
02. Que aspectos distinguem os
textos I e II, a partir da análise dos mesmos, considerando sua linguagem?
ⓐ denotação – função referencial
(texto II).
ⓑ função poética – ênfase no
assunto (texto II).
ⓒ criatividade linguística –
função poética (texto II).
ⓓ ênfase na mensagem – função
referencial (texto I).
ⓔ texto jornalístico – Ênfase no
leitor (texto I).
O texto abaixo será utilizado nas
questões 3 e 4
TEXTO III
Nova Poética
Vou lançar a teoria do poeta
sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca
suja da vida.
Vai um sujeito,
Saí um sujeito de casa com a
roupa de brim branco
[muito bem
engomada, e na primeira esquina passa um
[caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:
É a vida
O poema deve ser como a nódoa no
brim:
Fazer o leitor satisfeito de si
dar o desespero [...]
Manuel Bandeira
03. As funções de linguagem
predominante no Texto III são:
ⓐ Poética e metalinguística.
ⓑ Conativa e referencial.
ⓒ Referencial e emotiva.
ⓓ Metalinguística e conativa.
ⓔ Emotiva e referencial.
04. As funções de linguagem
predominantes no texto acima se justificam pelos seguintes fatores.
ⓐ sentimentalismo e
informatividade.
ⓑ metadiscursividade e
interpelação ao leitor.
ⓒ informatividade e
sentimentalismo.
ⓓ interpelação ao leitor e
informatividade.
ⓔ criatividade linguística e
metadiscursividade.
05. Leia a estrofe abaixo:
"Oh! ter vinte anos sem
gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo
corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Álvares de Azevedo
A presença da interjeição, as
exclamações e a 1ª pessoa gramatical identificam no texto a função da
linguagem:
ⓐ Poética.
ⓑ Conativa.
ⓒ Referencial.
ⓓ Metalinguística.
ⓔ Emotiva.
06. Leia o texto e assinale a
alternativa correta:
A um passarinho
Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis
Deixe-te de histórias
Some-te daqui.
Vinícius de Morais
Quanto à análise do texto acima,
pode-se afirmar que:
ⓐ A facilidade com que se pode
reconstruir o fato narrado e as informações precisas veiculadas pelo texto
provam a não existência de elementos ficcionais; a função de linguagem
predominante é a referencial.
ⓑ No quinto verso, o próprio autor
esclarece que seu texto não tem caráter poético, o que lhe confere a função
metalinguística da linguagem.
ⓒ Apesar de escrito em versos, o
texto acima não é literário, porque, nos dois últimos versos, o autor diz
claramente não querer contar histórias, neles, ocorre a função apelativa ou
conativa, própria da linguagem de propaganda.
ⓓ Embora haja referência a dados
concretos da realidade circundante, o texto é literário, uma vez que, a par de
exemplos de função emotiva e conativa, a criatividade linguística dá o tom do texto
e confere a função poética como predominante.
ⓔ No sétimo verso, o próprio autor
esclarece que seu texto não está escrito em prosa; é, portanto, um texto não
literário.
07. Leia o excerto abaixo
extraído de uma suposta entrevista com Riobaldo, de Grande sertão: veredas.
“Mire e veja o leitor e a
leitora: se não houvesse Brasil, não haveria ‘Grande sertão: veredas’, não
haveria Riobaldo. Deviam ter pensado que pelo menos para isso serviu. E o resto
é silêncio. Ou melhor, mais uma pergunta senhor Riobaldo. O que é silêncio? O
senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais.”
Alberto Pompeu de Toledo, Veja.
Acima, predominam as seguintes
funções da linguagem:
ⓐ Poética e fática.
ⓑ Conativa e metalinguística.
ⓒ Referencial e expressiva.
ⓓ Metalinguística e emotiva.
ⓔ Emotiva e poética.
08. Assinale a alternativa que
traz função fática:
ⓐ "O homem letrado e a
criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
ⓑ "O discurso comporta duas
partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em
seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a
segunda, a prova." (Aristóteles)
ⓒ "Amigo Americano é um filme
que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia em
que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
ⓓ "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração
mandar."
(Danilo Caymmi & Ana Terra)
ⓔ "Olá, como vai? Eu vou indo
e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um
lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de
um sono tranquilo..."
(Paulinho da Viola)
09. Marque a opção que encerra
uma frase cujos principais focos da argumentação sejam, a um só tempo, o
emissor e a mensagem:
ⓐ "Volta, vem viver outra vez
ao meu lado"
(Lupiscínio Rodrigues)
ⓑ "Da primeira vez que me
assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu
tinha"
(Mário Quintana)
ⓒ "Um trem-de-ferro é uma
coisa mecânica,
Mas atravessa a noite, a
madrugada, o dia
Atravessou minha vida,
Virou só sentimento"
(Manuel Bandeira)
ⓓ "Vaias e aplausos marcaram
a passagem do presidente Lula pelo Fórum Social Mundial, evento no qual
costumava ser ovacionado" (O Globo - 28 de janeiro de 2005).
ⓔ "Lembrando B. Russel: para
todo problema complicado há uma solução simples, rápida, de baixo custo e...
errada" (Gilberto C. Leifert).
10. Leia atentamente o texto
abaixo:
A biosfera, que reúne todos os
ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores
chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um
ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro
dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da
linguagem
ⓐ referencial, porque o texto
trata de noções e informações conceituais.
ⓑ conativa, porque o texto procura
orientar comportamentos do leitor.
ⓒ poética, porque o texto chama a
atenção para os recursos de linguagem.
ⓓ fática, porque o texto testa o
funcionamento do canal de comunicação.
ⓔ emotiva, porque o autor expressa
seu sentimento em relação à ecologia.
EXERCÍCIO SUPLEMENTAR
01. Reconheça
nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)
d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"
e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."
f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)
g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."
02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:
"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)
03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:
a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)
b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)
c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."
d) "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)
e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)
Texto para as questões 04 e 05
Poética
Que
é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo)uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
04. Quais as funções da linguagem predominantes no poema anterior?
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