sexta-feira, 6 de junho de 2008

HISTÓRICO DA EEFM FREI P0LICARPO

A EEFM Frei Policarpo localiza-se no bairro Alto Guaramiranga em Canindé, atendendo uma clientela com problemas econômicos e sociais bem agravantes e oriundos da zona urbana e rural, funciona nos três turnos (manhã, tarde e noite) e representa a principal instituição formadora de jovens deste lado da cidade.
O nome desta Escola foi escolhido por Ubirajara, Índio do ceará que era Secretário de Educação no governo Plácido Castelo, em homenagem a Frei Policarpo que foi vigário em Canindé. Este padre alemão era muito preocupado com a Educação, foi inspetor escolar, uma pessoa dinâmica, trabalhadora e conselheira.
A construção dessa Escola foi iniciada no governo do Coronel Virgílio Távora e concluída no governo de Plácido Castelo.
Iniciou no ano de 1967 sob o ato de criação do decreto de Nº 8.508 de 22 de março de 1968, sendo divulgado no diário oficial de 27 de agosto de 1968.
Quando a Escola começou atendia apenas o ensino fundamental e tinha quatro salas de aula, sendo sua primeira Diretora: Francisca Divanira Santiago Barroso.
Com o decorrer dos anos a escola passou por grandes transformações físicas e pedagógicas, atendendo a várias modalidades de ensino, e hoje tendo como Diretor: Denis Calvacante Aur e no governo de Cid Gomes, a escola passou e passará por mais uma reforma onde o sonho de muitos anos ”O Pátio coberto foi atendido(Iniciado na gestão da professora Sônia Freitas em 2003 e concluído na gestão do professor Pedro Afonso Magalhães).” Dentre outras obras, podemos destacar a construção de dois novos laboratórios de informática que serão feitos no ano corrente, atendendo as reivindicações dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e da comunidade, na oferta de um espaço educacional onde fossem realizados grandes eventos culturais, esportivos e profissionalizantes.
Contudo não poderíamos deixar de citar o patrimônio imaterial desta escola que compreende todos os que aqui estão, e todos que por aqui passaram (incluindo pessoas da comunidade), que trabalharam e contribuíram para a Escola ser o que é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.