sábado, 27 de setembro de 2008

PLANEJAMENTO DO MÊS DE OUTUBRO 27/09/2008

ACOLHIDA: Taylana Queiroz – No contexto das falas dela foram enfocadas questões sobre os índices de aprendizagem, sobre a avaliação censitária, disciplina e conduta de alguns professores e alunos no cotidiano das aulas e principalmente no período das provas . Ficou clara e evidente a insatisfação dela com relação a estes aspectos abordados. O importante foi que os professores envolvidos nesta reflexão, tiveram a oportunidade de manifestar seus “ARGUMENTOS” sobre os pontos abordados que lhes disseram respeito. Contribuiram com as reflexões, os professores, o diretor, Denis Cavalcante Aur e a Coordenadora pedagógica da 7ª CREDE, Dora.

TRÊS REFLEXÕES ACONTECERAM NO PLANEJAMENTO:

ü A 1ª EM PERCENTUAL

ü A 2ª EM CRONOLOGIA EDUCACIONAL

ü E A 3ª EM OUTROS ASPECTOS.

(QUESTÕES LEVANTADAS POR MIM, PROFESSOR ADEMILDO).

Ø HIPÓTESES PARA OS BAIXOS NÍVEIS NAS AVALIAÇÕES APRESENTADAS.

ü HIPÓTESE CRONOLÓGICA EDUCACIONAL, TENDO COMO REFERÊNCIAS ESTAS DÉCADAS: 1950 - 1960 -1970 -1980 -1990 – Quais as políticas EDUCACIONAIS aplicadas nestas épocas, e que impactos elas provocarão nas décadas subseqüentes? Você já procurou conhecê-las e tentar traçar um perfil da educação para os próximos anos?

ü RENOVAÇÃO NO QUADRO DE PROFESSORES X PROFESSORES ANTIGOS, QUE IMPACTO ISSO PODE TER CAUSADO NESTA ANÁLISE?

ü Na hora que foi feito este levantamento havia 50% dos professores que eram NOVATOS em nossa escola e 50% dos outros eram “VETERANOS”.



QUIZ – QUESTIONÁRIO REFLEXIVO

A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE CADA PROFESSOR ESTÁ ADEQUADA A SUA DISCIPLINA DE ATUAÇÃO?

COMO ESTÁ SUA FORMAÇÃO CONTINUADA?

TODOS QUE FAZEM A ESCOLA ESTÃO DESEMPENHANDO COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO SUAS ATRIBUIÇÕES?

A CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES E DE TODOS, COMO ESTÁ?

O SUPORTE PEDAGÓGICO ESTÁ COMPATÍVEL ÀS SUAS NECESSIDADES ENQUANTO DOCENTES?

VOCÊ É RESISTENTE ÀS MUDANÇAS?

QUAIS OS PRÓS E OS CONTRA DA SEMESTRALIDADE E DO SISTEMA CONVENCIONAL DE ENSINO NOS ÍNDICES APRESENTADOS?

A PROFISSSÃO DE PROFESSOR É ENCARADA COMO UM BICO, OU VOCÊ ENQUANTO DOCENTE, PRETENDE SEGUIR CARREIRA NA PROFISSÃO DE PROFESSOR?

E AS OUTRAS FUNÇÕES QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DA ESCOLA, COMO ESTÃO?

QUAL O IMPACTO QUE A FESTA DE SÃO FRANCISCO TRARÁ PARA OS ÍNDÍCES DO 3º BIMESTRE?


VOCÊ É VALORIZADO ENQUANTO FORMADOR DE OPINIÃO E DISSEMINADOR DO CONHECIMENTO?

QUANTAS VEZES USAMOS OS RECURSOS MULTIMÍDIA EM NOSSA ROTINA ESCOLAR?

EXISTE RECIPROCIDADE ENTRE TODOS OS SEGMENTOS DA ESCOLA?

ATÉ QUE PONTO A BUROCRACIA IMPEDE O AUMENTO DOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM?

VOCÊ USA FREQUENTEMENTE O AUDITÓRIO, A SALA DE MULTIMEIOS E OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E CIÊNCIAS?

COMO ESTÃO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM NOSSA ESCOLA?

OS ALUNOS ORIUNDOS DAS ESCOLAS NÃO PARTICULARES IMPEDEM O AVANÇO DOS CONTEÚDOS? PORQUÊ?

VOCÊ TRABALHA COM AMOR OU POR AMOR?

ü INFORMAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

ü TECNOLOGIAS DA INFOMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO –TIC’S

PONTOS NEGATIVOS NA VISÃO DA COORDENAÇÃO DO LEI

CURSO DE INFORMÁTICA EM NÍVEL BÁSICO DO LINUX - 40H

Infelizmente foi muito decepcionante para o laboratório de informática de nossa escola, registrar o pouco interesse de ALGUNS professores, alunos e funcionários com relação a informática educativa, sejam nos aspectos de pesquisa, uso de softwares e assessoramento digital, como o uso do(s)...DATASHOW, COMPUTADORES E DEMAIS RECURSOS MULTIMÍDIA, e formação continuada.

P.s.: Todos os computadores PRETOS deverão estar com O sistema operacional LINUX 2.0 instalado, sobre a pena de uma intervenção ou representação formal para a escola por parte dos órgãos que gerem os LEI’s nas escolas estaduais. 7ª CREDE-NTE-SEDUC.

DESCASO COM OS COMP UTADORES E PERIFÉRICOS DE ALGUNS SETORES.

ü PONTOS POSITIVOS NA VISÃO DA COORDENAÇÃO DO LEI.

Criação da Equipe de Mídia. Ela será oficializada no dia 07/10/2008. Será composta por um grupo de alunos com inteligências e Habilidades diferentes trabalhando em conjunto com o LEI e os outros setores da escola, para tentarmos alcançar os tão sonhados índices que ainda nos faltam.

Projetos de inclusão digital desfazem alguns paradigmas como o “NÃO SOU CAPAZ, NÃO APRENDO OU NÃO CONSIGO. Eles também estão promovendo a inserção de alunos, professores e funcionários, que outrora sintiam-se incapazes de utilizar as tecnologias no seu cotidiano, seja pessoal ou profissional.

DATAS IMPORTANTES NESTE CONTEXTO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA EM 2008.

30/06/2000 – Conclusão da 1ª turma com 64 alunos.

07/10/2008 – Conclusão do projeto de inclusão digital para funcionário e professores.

Final do mês de Outubro – Conclusão da 2ª etapa de formação básica em informática com mais 4 turmas do turno da tarde.

NOVEMBRO E DEZEMBRO – Pretende-se formar a 3ª etapa do curso de informática básica para os alunos do turno da noite.

DE julho a Setembro - REVITALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS DA ESCOLA.

De fevereiro a setembro - Utilização de sites, blogs e softwares educativos freeware como facilitadores nas intervenções pedagógicas para provas e recuperações.

Professor Coordenador do LEI,

Francisco Ademildo Alves de Araújo.

Um comentário:

  1. Meu querido Ademildo, agradeço pelo elogio ao meu artigo no meu blog, e isso quase me impediu de te ser sincero, mas em meio ao impacto do que li, senti-me na obrigação de comentar uma de suas colocações postadas no blog da escola, dia 27/09/2008, dia do nosso planejamento.
    Começo por dizer que seu trabalho no laboratório tem sido significativo para a escola, mas você não foi feliz ao julgar que professores, alunos e funcionários têm pouco interesse pela informática educativa na escola. Muito pelo contrário, todos adoram e se envolvem, sim, mas conforme o planejamento que cada um faz. Os funcionários, inclusive, participam dos cursos que você organiza. Veja também que a palavra “ALGUNS”, pronome indefinido, usado para referir-se a uma parcela, não ameniza em nada o conteúdo de sua mensagem, porque continua o sentido generalizado, indefinido e faz todo mundo ser visto sobre uma mesma perspectiva.
    Olha, acredito que se você faz sua parte, se você deixa o laboratório em condições de uso, e os recursos à disposição (como já faz muito bem), não precisará você ficar angustiado com a freqüência com que os professores buscam utilizar estes recursos.
    Por fim, peço que não julgue ninguém, porque alunos e professores podem estar desenvolvendo outras atividades em sala de aula, também tão prazerosas, quanto é o uso das tecnologias de que dispomos em nossa escola.

    Segue o trecho do seu comentário:
    “Infelizmente foi muito decepcionante para o laboratório de informática de nossa escola, registrar o pouco interesse de ALGUNS professores, alunos e funcionários com relação a informática educativa, sejam nos aspectos de pesquisa, uso de softwares e assessoramento digital, como o uso do(s)...DATASHOW, COMPUTADORES E DEMAIS RECURSOS MULTIMÍDIA, e formação continuada.”

    José Narcélio Agostinho Bastos

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