segunda-feira, 10 de maio de 2010

ENEM 2010

Caro(a)Aluno(a)

As questões abaixo fazem parte dos simulados Atualidades de preparação para o Enem.Leia atentamente os ítens e tente resolver.Converse com seu(sua) Professor(a) sobre suas respostas e publique-as na Mural de Recados. Boa Sorte!

1.Falta comida nos supermercados, a inflação disparou para perto de 30% ao ano e há panelaços diários contra a política do governo nas ruas das principais cidades do país. O centro da crise está no campo, onde os produtores bloqueiam as principais rodovias em protesto contra a elevação de um tributo sobre exportações agrícolas destinado a financiar a distribuição de renda em favor dos descamisados e a concessão crescente de benefícios sociais e previdenciários. O imposto sobre a exportação de grãos existe desde 1865. Mas o governo inovou ao criar por decreto, em março, uma tributação variável segundo a cotação dos alimentos exportados. Quanto mais alta é a cotação internacional das commodities, maior é a alíquota a que se submetem os exportadores. (texto extraído da revista Veja, junho de 2008). O texto refere-se à rápida deterioração do governo do país:

a)Argentina
b)Chile
c)Colômbia
d)Equador
e)Venezuela

2.O fim da Guerra Fria trouxe um grande desafio para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Criada em 1949 para fazer frente às forças da ex-União Soviética, a Otan atualmente apresenta as seguintes características:
I. Atua somente quando convocada pelo Conselho de Segurança da ONU.
II. Ampliou o número de membros, com a entrada de vários países europeus do antigo bloco socialista.
III. Os Estados Unidos mantêm a liderança militar.
IV. Apresenta efetivos reduzidos desde o fim da década de 1990, já que os únicos países comunistas que representam alguma ameaça são Coréia do Norte e Cuba.
V. Tem atuado em conflitos da era pós-Guerra Fria, como em Kosovo e, mais recentemente, no Afeganistão. Está correto somente o que se afirma em:

a)I, II e III
b)I, III e IV
c)I, IV e V
d)II, III e V
e)II, IV e V

fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.