segunda-feira, 29 de setembro de 2008

HELLO JENNY AND AMAGDA



IT WAS FANTASTIC TALKING TO YOU, SPECIALLY WHEN YOU MADE TOGETHER THAT INTERVIEW FOR THE RADIO STATIONS SITUATE HERE IN CANINDÉ. MY FRIENDS AND I LIKED YOU SO MUCH. WE HOPE THAT ONE DAY, YOU CAN SEND TO CANINDÉ SOME NEWS ABOUT YOUR GRADUATIONS. SÃO FRANCISCO WAS A SAINT THAT BELIEVED AND PRAYED FOR ALMOST EVERYBODY. THAMK YOU VERY MUCH TO BELIEVE IN ME, ADEMILDO( NICK:miudinho). PLEASE SEND ME AN E-MAIL AND VISIT OUR BLOG: http://freipolicarpo.blogspot.com/
PLEASE, TAKE A LOOK AT IN THESE PHOTOS

MAY LORD BLESS YOU AND MAKE TRUE YOUR DREAMS....
HUGS,
YOUR NEW FRIEND,
ADEMILDO,FROM CANINDÉ, CEARÁ STATE - BRAZIL.

sábado, 27 de setembro de 2008

PLANEJAMENTO DO MÊS DE OUTUBRO 27/09/2008

ACOLHIDA: Taylana Queiroz – No contexto das falas dela foram enfocadas questões sobre os índices de aprendizagem, sobre a avaliação censitária, disciplina e conduta de alguns professores e alunos no cotidiano das aulas e principalmente no período das provas . Ficou clara e evidente a insatisfação dela com relação a estes aspectos abordados. O importante foi que os professores envolvidos nesta reflexão, tiveram a oportunidade de manifestar seus “ARGUMENTOS” sobre os pontos abordados que lhes disseram respeito. Contribuiram com as reflexões, os professores, o diretor, Denis Cavalcante Aur e a Coordenadora pedagógica da 7ª CREDE, Dora.

TRÊS REFLEXÕES ACONTECERAM NO PLANEJAMENTO:

ü A 1ª EM PERCENTUAL

ü A 2ª EM CRONOLOGIA EDUCACIONAL

ü E A 3ª EM OUTROS ASPECTOS.

(QUESTÕES LEVANTADAS POR MIM, PROFESSOR ADEMILDO).

Ø HIPÓTESES PARA OS BAIXOS NÍVEIS NAS AVALIAÇÕES APRESENTADAS.

ü HIPÓTESE CRONOLÓGICA EDUCACIONAL, TENDO COMO REFERÊNCIAS ESTAS DÉCADAS: 1950 - 1960 -1970 -1980 -1990 – Quais as políticas EDUCACIONAIS aplicadas nestas épocas, e que impactos elas provocarão nas décadas subseqüentes? Você já procurou conhecê-las e tentar traçar um perfil da educação para os próximos anos?

ü RENOVAÇÃO NO QUADRO DE PROFESSORES X PROFESSORES ANTIGOS, QUE IMPACTO ISSO PODE TER CAUSADO NESTA ANÁLISE?

ü Na hora que foi feito este levantamento havia 50% dos professores que eram NOVATOS em nossa escola e 50% dos outros eram “VETERANOS”.



QUIZ – QUESTIONÁRIO REFLEXIVO

A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE CADA PROFESSOR ESTÁ ADEQUADA A SUA DISCIPLINA DE ATUAÇÃO?

COMO ESTÁ SUA FORMAÇÃO CONTINUADA?

TODOS QUE FAZEM A ESCOLA ESTÃO DESEMPENHANDO COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO SUAS ATRIBUIÇÕES?

A CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES E DE TODOS, COMO ESTÁ?

O SUPORTE PEDAGÓGICO ESTÁ COMPATÍVEL ÀS SUAS NECESSIDADES ENQUANTO DOCENTES?

VOCÊ É RESISTENTE ÀS MUDANÇAS?

QUAIS OS PRÓS E OS CONTRA DA SEMESTRALIDADE E DO SISTEMA CONVENCIONAL DE ENSINO NOS ÍNDICES APRESENTADOS?

A PROFISSSÃO DE PROFESSOR É ENCARADA COMO UM BICO, OU VOCÊ ENQUANTO DOCENTE, PRETENDE SEGUIR CARREIRA NA PROFISSÃO DE PROFESSOR?

E AS OUTRAS FUNÇÕES QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DA ESCOLA, COMO ESTÃO?

QUAL O IMPACTO QUE A FESTA DE SÃO FRANCISCO TRARÁ PARA OS ÍNDÍCES DO 3º BIMESTRE?


VOCÊ É VALORIZADO ENQUANTO FORMADOR DE OPINIÃO E DISSEMINADOR DO CONHECIMENTO?

QUANTAS VEZES USAMOS OS RECURSOS MULTIMÍDIA EM NOSSA ROTINA ESCOLAR?

EXISTE RECIPROCIDADE ENTRE TODOS OS SEGMENTOS DA ESCOLA?

ATÉ QUE PONTO A BUROCRACIA IMPEDE O AUMENTO DOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM?

VOCÊ USA FREQUENTEMENTE O AUDITÓRIO, A SALA DE MULTIMEIOS E OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E CIÊNCIAS?

COMO ESTÃO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM NOSSA ESCOLA?

OS ALUNOS ORIUNDOS DAS ESCOLAS NÃO PARTICULARES IMPEDEM O AVANÇO DOS CONTEÚDOS? PORQUÊ?

VOCÊ TRABALHA COM AMOR OU POR AMOR?

ü INFORMAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

ü TECNOLOGIAS DA INFOMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO –TIC’S

PONTOS NEGATIVOS NA VISÃO DA COORDENAÇÃO DO LEI

CURSO DE INFORMÁTICA EM NÍVEL BÁSICO DO LINUX - 40H

Infelizmente foi muito decepcionante para o laboratório de informática de nossa escola, registrar o pouco interesse de ALGUNS professores, alunos e funcionários com relação a informática educativa, sejam nos aspectos de pesquisa, uso de softwares e assessoramento digital, como o uso do(s)...DATASHOW, COMPUTADORES E DEMAIS RECURSOS MULTIMÍDIA, e formação continuada.

P.s.: Todos os computadores PRETOS deverão estar com O sistema operacional LINUX 2.0 instalado, sobre a pena de uma intervenção ou representação formal para a escola por parte dos órgãos que gerem os LEI’s nas escolas estaduais. 7ª CREDE-NTE-SEDUC.

DESCASO COM OS COMP UTADORES E PERIFÉRICOS DE ALGUNS SETORES.

ü PONTOS POSITIVOS NA VISÃO DA COORDENAÇÃO DO LEI.

Criação da Equipe de Mídia. Ela será oficializada no dia 07/10/2008. Será composta por um grupo de alunos com inteligências e Habilidades diferentes trabalhando em conjunto com o LEI e os outros setores da escola, para tentarmos alcançar os tão sonhados índices que ainda nos faltam.

Projetos de inclusão digital desfazem alguns paradigmas como o “NÃO SOU CAPAZ, NÃO APRENDO OU NÃO CONSIGO. Eles também estão promovendo a inserção de alunos, professores e funcionários, que outrora sintiam-se incapazes de utilizar as tecnologias no seu cotidiano, seja pessoal ou profissional.

DATAS IMPORTANTES NESTE CONTEXTO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA EM 2008.

30/06/2000 – Conclusão da 1ª turma com 64 alunos.

07/10/2008 – Conclusão do projeto de inclusão digital para funcionário e professores.

Final do mês de Outubro – Conclusão da 2ª etapa de formação básica em informática com mais 4 turmas do turno da tarde.

NOVEMBRO E DEZEMBRO – Pretende-se formar a 3ª etapa do curso de informática básica para os alunos do turno da noite.

DE julho a Setembro - REVITALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS DA ESCOLA.

De fevereiro a setembro - Utilização de sites, blogs e softwares educativos freeware como facilitadores nas intervenções pedagógicas para provas e recuperações.

Professor Coordenador do LEI,

Francisco Ademildo Alves de Araújo.

Algumas Fotos do Planejamento de Outubro




ACOLHIDA NO PLANEJAMENTO DE OUTUBRO-27/09/2008

O planejamento do mês de Outubro foi antecipado para o dia 27/09/2008. No início, a Coordenadora Taylana Queiroz fez uma reflexão sobre os índices de aprendizagem através de algumas dinâmicas, com o auxílio de SLIDESHOWS. O primeiro slide apresentou uma dinâmica, tendo como objeto reflexivo o BARCO. Já o segundo, tivemos como objeto, o TIGRE. Vale a pena destacar o FEED BACK ... de palavras e textos, produzidos, ou simplesmente reproduzidos. No segundo momento foi infocado o assunto pertinente à inscrição dos trabalhos que poderão ser escolhidos para participarem da feira científica da 7ª CREDE. Também foram apresentados os trabalhos escolhidos no contexto das experiências exitosas. Após as falas da Coordenadora, o Diretor da escola inauteceu as ações que foram infocadas pela Taylana. Em breve as fotos.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Algumas Fotos do Passeio para Fortaleza/05


Algumas Fotos do Passeio para Fortaleza/04


Algumas Fotos do Passeio para Fortaleza/03


Algumas Fotos do Passeio para Fortaleza/02


Algumas Fotos do Passeio para Fortaleza/01


SEMANA DE PROVAS MOVIMENTA A PRIMEIRA SEMANA DA FESTA DE SÃO FRANCISCO

Alguns acontecimentos marcaram a semana de provas do 3º bimestre. Perceber os alunos nos corredores preocupados em estudar, foi bastante interessante. Por outro lado, muitos ainda demnstraram rejeição por algumas matérias. Cabe a professores a alunos fazerem uma profunda reflexão sobre oprocesso de ensino-aprendizagem. Parabéns a todos! Em breve as fotos!

Ademildo.

COORDENADOR DO LEI AJUDA NA APLICAÇÃO DAS PROVAS NO TURNO DA MANHÃ

Hoje no turno da manhã eu, Francisco Ademildo Alves de Araújo, estive substituindo os professores Luiz Cláudio e Noélia na aplicação de algumas provas nas áreas de Linguagens e Códigos e Ciências da Naturea e Matemática. Vale a pena ressaltar que a professora Noélia apenas antecipou sua avaliação, estando em outra sala. As turmas foram: 1º A, 1º B e 2º B.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TÉCNICO DA 7ª CREDE, SHARLIANDRO ALMEIDA, VISITA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

É com muita satisfação que recebemos a visita do ex-aluno de nossa escola, Sharliandro, hoje desempenahando com muita propriedade a função de técnico dos LEI's da 7ª CREDE. Foi muito importante o trabalho de auxílio que ele prestou à essa instituição de ensino, nesta manhã. Esperamos que ele tenha o mesmo sucesso que teve enquanto discente da Escola F P, nesta nova etapa de sua vida. Todos que compõem esta escola parabenizam à 7ª CREDE pela aquisição deste jovem, mas competente profissional.

Ademildo.

AVALIAÇÕES DO 3º BIMESTRE NA DISCIPLINA DE INGLÊS FORAM FEITAS TOTALMENTE INFORMATIZADAS



O tema central do Projeto 1º Apender na disciplina de Língua Inglesa atualmente trabalhado é o uso das tecnologias. Nada melhor do que utilizar os recursos disponíveis na escola para aplicar as avaliações. No 1º ano utilizamos as Mídias, principalmente o COMPUTADOR E O DATASHOW como instrumentos principais na aplicação das provas bimestrais. Foi utilizado o software freeware MULTIPLECHOICE, que me foi apresentado pelo coordenador do laboratório de Informática no último planejamento, Professor Ademildo. Este programa é didático e muito fácil de utilizar, sendo muito eficaz para a minha disciplina e quem sabe para outras também. Nele podemos digitar as avaliações com questões de múltiplas escolhas. Os resultados foram bons, com boa recepção por parte dos alunos. Espero que outros professores possam utilizá-lo, pois é muito proveitoso e os resultados são ótimos.


Professora de Inglês,

Francinira,

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PASSEIO PARA FORTALEZA - EM BREVE AS FOTOS.

Com o objetivo de contextualizar os conhecimentos repassados sobre a vida e a obra de José de Alencar, o nosso mais ilustre escritor cearense, 45 alunos do 2º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Frei Policarpo participaram de um passeio cultural a Fortaleza. Essa viagem foi organizada pela professora de Língua Portuguesa Fátima Leonor, que contou com a colaboração do professor de História Magno Romell e, é claro, todo o apoio do núcleo gestor, que viabilizou o transporte junto à secretaria de Educação de nosso município.
Os estudantes participaram de uma visita guiada à Casa de José de Alencar, instituição cultural mantida pela Universidade Federal do Ceará e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1968. A área da instituição abriga uma casa onde José de Alencar viveu sua infância na então cidade de Messejana, hoje bairro de Fortaleza.
O lugar era chamado de Sítio Alagadiço Novo e foi adquirido por José Martiniano de Alencar quando de sua primeira presidência na então Província do Ceará como sua residência particular. Sua área atual é de nove hectares e compreende uma pequena casa do conjunto original erquida em 1826, atualmente chamada de "casinha", as ruinas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o prédio do museu da Renda e de Antropologia, Pinacoteca Floriano Teixeira, Sala Iracema, além do Museu Arthur Ramos com peças indígenas e instrumentos da época da escravidão.
Tiveram a oportunidade de conhecer também o Theatro José de Alencar, com seus jardins projetados por Burle Marx e fachada construída em estilo neo-clássico. O Theatro José de Alencar chama a atenção de quem passeia pelas ruas de Fortaleza. Inaugurado em 1910, depois de dois anos de obras, o local era o símbolo da civilização e progresso da cidade no início do século passado.
O Theatro José de Alencar é dividido em duas partes: a primeira, feita em alvenaria e pedra, abriga a bilheteria no térreo e um foyer no segundo andar. Já na segunda parte trata-se da sala de espetáculos, foi erguida com alvenaria e uma estrutura metálica trazida da Escócia com vitrais art-nouveau.

Outra visita de grande relevância aconteceu no Museu do Ceará. O prédio que hoje abriga esse importante museu teve sua construção iniciada em 1855 e concluída em 1871. Foi idealizado para ser a Assembléia Provincial do Ceará, em pleno Brasil-Império. Diversos engenheiros sucederam-se na direção das suas obras, que terminaram com Adolpho Herbster, também contratado pelo Governo da Província do Ceará para dirigir as reformas urbanas na capital, Fortaleza, no decurso da segunda metade do século XIX. Lá os alunos foram guiados nas seguintes exposições:
Memorial Frei Tito de Alencar: exposição apresenta alguns objetos pessoais do cearense Tito de Alencar Lima, com o objetivo de provocar reflexões sobre a trajetória de vida desse frei dominicano que sofreu os ditames do regime militar implantado no Brasil, durante a década de 1960 a 1980;

Povos indígenas: onde são expostos objetos relativos à cultura indígena, recolhidos em diferentes lugares do Brasil, entre eles o Ceará. São peças oriundas em grande parte da coleção de Tomaz Pompeu Sobrinho, cearense que se dedicou a estudar a organização das comunidades nativas.

Religiosidade popular: Essa sala concentra algumas peças referentes ao universo religioso que envolve dois homens que aturam no Cariri, região sul do Ceará. Um deles foi Padre Cícero Romão Batista, que fundou a cidade de Juazeiro do Norte. Outro foi o Beato José Lourenço, que organizou a comunidade de Caldeirão.
Caldeirão 80 anos: Exposição de objetos e imagens, testemunhas tocantes da vida e da destruição do Caldeirão, uma comunidade de camponeses criada em 1926 pelo Beato José Lourenço, sob a orientação do Padre Cícero, e destruída em 1936, quando a polícia expulsou todas as famílias que lá habitavam.
E, para finalizar o dia, como não poderia deixar de ser, o passeio terminou na Ponte dos Ingleses, popularmente conhecida como Ponte Metálica.Esse local tem uma longa história de fascínio sobre a população de Fortaleza e sobre os seus visitantes. Nenhuma outra área da cidade possui um carisma tão especial quanto esta. Nenhum outro espaço da cidade mantém uma relação de tanta cumplicidade com os poetas e boêmios de Fortaleza quanto esse bucólico recanto à beira mar. Essa relação de afetividade foi consolidada através de décadas de convivência carinhosa.
Sua construção teve início em dezembro de 1902 e se prolongou por quatro longos anos, passando a servir, até 1940, de viaduto de embarque e desembarque de passageiros e de cargas na capital cearense. Isto quer dizer que ela desempenhou a importante função de porto marítimo até a construção do porto do Mucuripe, no início dos anos 40. Com a sua desativação, a gigante e bela Ponte Metálica assumiu uma outra grande e significativa vocação: ela passou, a partir de então, a ser o ponto de encontro preferido dos jovens, artistas e boêmios, que para ali convergiam para contemplar o pôr do sol mais bonito da cidade, para namorar, para pescar descomprometidamente com o resultado da pescaria, para estimular sua sensibilidade poética ou simplesmente para usufruir do seu saboroso aconchego. Nesse lúdico e democrático espaço de conivência havia sempre lugar para todos.
Essa tradição foi se consolidando durante os anos. Em Fortaleza, por muito tempo, falar em boemia, poesia ou espaço bucólico era falar de Praia de Iracema, com o seu velho e aconchegante Estoril. Era falar do seu símbolo maior: a Ponte Metálica.

PASSEIO À PONTE METÁLICA




Estas fotos representam um dos momentos mais marcantes do passeio cultural que fizemos com os professores Magno Rommel e Fátima Leonor, para conhecermos alguns pontos turísticos de Fortaleza. Na oportunidade que tivemos de ir até a ponte metálica, conhecemos uma pessoa de orígem holandesa chamada... ah, esqueci o nome, mas as fotos falam por si só.

Please enter in my E-mail and send me some masseges. Hugs!!!

Ebson Gomes Sousa.
Canindé-Ce.
E-mail: ebsongomes@yahoo.com.br

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ENCERRAMENTO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

Apesar da pouca presença d0s cursistas, o último encontro sobre saúde vocal, em 20/09/2008, foi um sucesso. Ele começou com a palavra da Coordenadora da 7ª CREDE, onde na oportunidade ela fez uma fala direcionada aos participantes, infocando a importância da continuidade destas ações no cotidiano de cada um. Ela também tirou algumas dúvidas sobre outros assuntos inerentes à sua função. Após a acolhida, a Fonoaudióloga, Gisele deu início ao conteúdo da última aula, fazendo um FLASHBACK e infocando principalmente os exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz.

ESTÁ ACONTECENDO TODAS AS SEGUNDAS, QUARTAS, QUINTAS E SEXTAS NOS TURNOS DA MANHÃ E DA NOITE, O 2º PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA O TURNO DA TARDE

Caros alunos que estão participando da 2ª etapa do curso básico de informática, gostaríamos de reforçar a parceria que o laboratório de informática fez e faz com todos os discentes da escola Frei Policarpo e Adauto Bezerra. Utilizem as novas tecnologias para encurtar o caminho rumo ao sucesso, pois saber informática no século XXI deixou de ser luxo, para ser uma necessidade. Aproveitem o curso na íntegra, demonstrando sempre muita responabilidade, compromisso, dedicação e atenção.

Professor Ademildo.

AULAS PRESENCIAIS DO CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS TERMINOU ONTEM!

É com extrema satisfação que informamos aos leitores deste blog que o curso de inclusão digital para professores e funcionários, que teve início no dia 05/08/2008 teve o término das aulas presenciais ontem , 19/09/2008(Quinta-Feira). Até o dia 07/10/2008(Manhã e Tarde) os cursistas que perderam algumas aulas, estarão realizando as atividades referentes a elas no formato EAD. Vale a pena ressaltar que a entrega dos certificados será feita no dia 07/10/2008, no turno da noite, a partir das 19:00, no auditório da E.E.F.M. Frei Policarpo.

CURSO DE FONOAUDIOLOGIA SERÁ CONCLUÍDO AMANHÃ-20/09/2008

Gostaríamos de informar a todos os cursistas que amanhã o curso de fonoaudiologia será concluído, e possivelmente contará com a presença da Coordenadora da 7ª CREDE.
Por favor não faltem!
Ademildo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE JANEIRO DE 2008

A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
Resumo da ópera - o que muda na ortografia em 2008:
- As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.
- mudam-se as normas para o uso do hífen
- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.
- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.
- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.
- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.
- O acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).
- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.
- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como em “acção”, “acto”, “adopção” e “baptismo”. O certo será ação, ato, adoção e batismo.
- Também em Portugal elimina-se o “h” inicial de algumas palavras, como em “húmido”, que passará a ser grafado como no Brasil: “úmido”.
- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.
Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa
Postado em Notícias.

sábado, 13 de setembro de 2008

DICAS SOBRE A AUDIÇÃO

Nesta fala, Gisele orienta os participantes com relação aos aspectos relacionados aos cuidados que devemos ter com as partes que compõem os ouvidos. Ela continouo infocando dicas e exercícios sobre a identificação dos timbres e ruídos que ouvimos no nossa cotidiano.

DE QUEM É ESTA VOZ?

Neste momento da aula , Gisele fez um teste online para que os praticipantes pudessem identificar as vozes de algumas pessoas famosas. Eu, Ademildo, acertei cinco questões num total de dez. Precisamos conhecer a nossa voz para que possamos diagosticar possíveis problemas relacionados à voz. Foi dito por ela, que é mais fácil conhecer as vozes de outras pessoas do as nossas.

AULAS DE CANTO SÃO AS NOVIDADES DE HOJE...SHOW!

Salmodia movimenta de forma lúdica a aula de fonoaudiologia. Gisele nos ensina dentro dos hábitos dos frades(trechos da pregação cantadas), novas técnicas através dos dias da semana, meses do ano e das vogais. Está sendo muito legal!

AULA DE FONOAUDIOLOGIA APESAR DOS IMPREVISTOS FOI REALIZADA 13/09/2008

Adotando a mesma didática, Gisele fez um "FLASHBACK" sobre as aulas anteriores. Um dos pontos abordados, foi a revisão dos exercícios que ajudam na hidratação das pregas vocais, citando como exemplo o uso do lenço umedecido. Agora vamos aos exercícios!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Conteúdos Dados na Ausência dos Professores

Pontos para discutir

Família – É a base de tudo? Sim ou Não?
Escola – Qual o papel da escola ?
Mercado de Trabalho X Disciplinas
Testes vocacionais – Ajudam ou confundem?
Bons e Maus profissionais Aqui tem? Você é um bom profissional?
Regras – positivas ou Negativas?
Personalidade – Já nasce com ela ou se modifica?
Adolescência – Quais os desafios e as coisas boas?
Conhecimentos Gerais e Específicos – Qual a diferença?
http://freipolicarpo.blogspot.com
Fotos do 7 de Setembro e outras
Disciplina – Importante ou Não?
Compromisso – Faz diferença ou Não?
Responsabilidade – Qual o conceito?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

COMPUTADOR DA SALA DOS PROFESSORES ESTÁ INATIVO PELA 3ª VEZ E PELO MESMO PROBLEMA.

Hoje pela manhã ao iniciar meu expediente, fui informado que mais uma vez o COMPUTADOR dos PROFESSORES estava inoperante. Ao verificar os possíveis problemas, percebi que era o mesmo apresentado nas outras vezes, sendo que neste dia a senha (o problema), tinha sido colocada no SET UP, local onde se configura as ferramentas que possibilitam o boot e a inicialização do sistema operacional. Mas como não sei quem colocou a senha no SET UP, vou tentar instalar outro S.O (O KURUMIN 7.0). Caso este S.O não agrade a todos os usuários deste setor, peço desculpas e mais atenção para as pessoas que utilizam este COMPUTADOR, pois tenho perdido muito tempo em ações repetitivas no âmbito da manutenção dos recursos tecnológicos, impedindo que eu me dedique mais à parte cognitiva.

Grato,
Ademildo!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fotos do 7 de Setembro 2008/2






Algumas Fotos do 7 de Setembro






TERMO DE DESISTÊNCIA DA FUNÇÃO DE MONITOR

O Monitor Kleber Desistiu Desta Função, Por Não Está Dando Conta Das Atribuições Em Sala De Aula. Ele , No Dia 10/09/2008, Pela Manhã, Me Procurou Para Explicar Este Fato, Manifestando O Desejo De Se Dedicar Integralmente À Função De Aluno. Na Oportunidade Fiz Junto A Ele Algumas Reflexões, Mas O Mesmo Estava Decidido. Como Todos Temos O Livre Arbítrio, Concordei Com Sua Decisão.

Ademildo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

DESFILE NO 7 DE SETEMBRO 2008

No último Domingo, nossos alunos demonstraram bastante entusiasmo e compromisso na realização de mais um 7 de setembro. Por se tratar de uma comemoração nacional, o espírito patriótico levou todos os alunos da escola FP durante todo o trajeto com muita dedicação, disciplina e amor. Todos os blocos homenagearam de uma forma ou de outra os 40 anos de fundação de nossa escola, infocando os desafios, as conquistas e os anseios dos alunos. Também foram feitas diversas homenagens, ( in memory), ao Frade que deu nome à nossa Escola,Frei Policarpo.

EM BREVE AS FOTOS E VIDEOS DESTE ACONTECIMENTO!

sábado, 6 de setembro de 2008

RESUMO DO PLANEJAMENTO DO MÊS DE SETEMBRO 06/09/2008

Acolhida – Diretor – Denis Cavalcante Aur fez uma reflexão sobre as novas diretrizes enviadas pela 7ª CREDE que envolvem sua função. Também foram anunciadas as futuras inaugurações das novas instalações da escola. Outra informação foi a divulgação da avaliação censitária. Ele continuou sua fala infocando o 7 de setembro. Mais um detalhe foi a divulgação do início das construções do CEFET. Foi esclarecido pelo diretor que não haverá conotações políticas nas ações das escolas.


Encaminhamentos – O que o diretor deve fazer em seu período de gestão em todos os âmbitos da escola?

- Esta pergunta foi respondida por ele, em detalhes, para todos os professores.

Taylana – Após as apresentações das experiências do 1º aprender, a Coordenadora Pedagógica(Taylana), fez algumas intervenções, sobre o que foi apresentado e sobre a real proposta do projeto. Alguns professores justificaram suas posturas e didáticas com relação aos módulos estudados. Por final, ele fez a apresentação de um slide show esclarecedor sobre o período das eleições.

Professores – Houve uma ampla discussão sobre todos os pontos apresentados pelos grupos em suas respectivas áreas.
Em breve as Fotos!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mais Fotos do Penúltimo Ensaio Pela Manhã





Penúltimo Ensaio para o Sete de Setembro






Aconteceu nesta manhã o penúltimo ensaio para todos que irão desfilar domingo nas comemorações do 7 de Setembro. Como é comum em grandes eventos, ainda existem alguns pontos para serem corrigidos. A nota baixa dos ensaios, está sendo a pouca participação de alguns docentes, fato que vem gerando um desconforto em todas as bases, pois muitos blocos ainda estão imcompletos e desorganizados no momento do desfile. No entanto, esperamos que estes detalhes não impeçam o sucesso da nossa escola no próximo final de semana. Vale a pena ressaltar a boa vontade de representar bem a escola e o bairro onde ela está situada, por parte da maioria dos enolvidos. Vejam algumas fotos:

terça-feira, 2 de setembro de 2008

INFORMATIVO SOBRE AS NORMAS DO LEI

ATENÇÃO !

NÃO É PERMITIDO O ACESSO AOS SEGUINTES RECURSOS DA INTERNET:

1. ORKUT
2. SITES PORNOGRÁFICOS
3. PLAYBOY
4. SITES QUE DE ALGUMA FORMA INTERFIRAM NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM, DIDÁTICO – PEDAGÓGICO.

5. PARÁGRAFO ÚNICO – SERÃO SUSPENSOS DO LABPRATÓRIO DE INFORMÁTICA POR UM PRAZO DE 15 DIAS, OS USUÁRIOS QUE INFRINGIREM ESTAS NORMAS.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

REFERÊNCIA DAS IMPRESSORAS

Olá Lília,
Segue abaixo as referências das impressoras que se encontram no Laboratório de Informática de nossa escola...
HP-PHOTOSMART - C4280
OKY-PRINTING SOLUTIONS (B2200n) - PROJETO :MEC /SEED-FNDE PREGÃO : 45/2007
FNDE/MEC/SEDUC-CE - PROJETO ALVORADA , CONVÊNIO Nº84 -2002
PREGÃO: 26/2007 - HP LASERJET P1505

Ademildo

Efetivação da Monitora Helena

Após duas semanas de estágio no Laboratório de Informática, a aluna Maria Helena Barros Aguiar passou a compor o quadro de monitores vigente. Dentro dos aspectos observados, foram levados em consideração: discrição, atenção, assiduidade, responsabilidade e criatividade. Esperamos que ela possa nos ajudar no cumprimento de nosso plano de ação. Infelizmente outros alunos que desejam compor este quadro não foram aceitos, por já terem tido suas oportunidades e não terem demonstrado interesse pela função. Boa sorte a todos os monitores:

Alexandre da Silva Lima
Francisco Tandi Teixeira Melo
Francisco Kleber
José Valdir Saraiva dos Santos Neto
Maria Helena Barros Aguiar

Palavra do Criador do Blog


É com muita satisfação que nossa escola recebe os elogios que nos é dado por todos os que acessam nosso espaço digital. Eu, Francisco Ademildo Alves de Araújo, como criador do blog F P , estendo as referências a todos que fazem parte da nossa escola. Não seria possível construir um espaço pedagógico digital como este sem o apoio dos monitores, professores, alunos, funcionários e especialmente do núcleo gestor que não mediu esforços para otimizar as instalações físicas do L.E.I. e principalmente o up grade (atualização dos computadores antigos), que foi feita no período das férias. Vejam algumas ações que foram e que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Informática Educativa em nossa escola:


  1. Projetos de inclusão digital para os alunos, professores e funcionários, através de um curso básico de 40h/a, contendo noções de hardware , software e Internet.

  2. Também informatizamos todas as ações realizadas no LEI, desde da marcação dos horários para pesquisa até a vinda dos professores com suas respectivas turmas para o trabalho de pesquisa e utilização de softwares educativos.

  3. Criação do C.P.D - Centro de processamento de dados, que é um espaço destinado a receber todos os materias de cunho tecnológico que estão inativos. Também neste espaço futuramente funcionarão as capacitações de Hardware.

  4. Criação da Equipe de Mídias - Neste projeto procuramos englobar as múltiplas inteligências que existem em nossa instituição de ensino. Esta equipe conta com alunos desempenhando as funções de: Repórter, Camera man, Fotógrafo, Redatora e Editor de Dados. Esta equipe é responsável pela cobertura de todos os eventos educaionais que acontecem na nossa escola. A meta é que se funcionar em nossa escola, ela também possa cobrir alguns eventos nas outras escolas e instituições de nosso município.

  5. Projeto de Monitoria - O processo de seleção dos monitores foi totalmente informatizado , onde todos que compõem nossa comunidade digital podem acompanhar como foi todo o processo lá no arquivo nos meses de fevereiro e março.

  6. Projeto de revitalização de todos os computadores e periféricos dos setores financeiro, pedagógico, secretaria, multimeios, professores e funconários.

  7. Projeto de Acessoramento aos professores através dos recursos do LEI, como por exemplo: Datashow,C.P.U, Camera Digital e outros.
  8. Projeto de criação de Blogs, E-mails e MSN, em detrimento do uso indevido do orkut e outras ferramentas menos importantes que a grande rede oferece.
  9. Em breve mais notícias sobre o cotidiano da F P...