ACOLHIDA: Taylana Queiroz – No contexto das falas dela foram enfocadas questões sobre os índices de aprendizagem, sobre a avaliação censitária, disciplina e conduta de alguns professores e alunos no cotidiano das aulas e principalmente no período das provas . Ficou clara e evidente a insatisfação dela com relação a estes aspectos abordados. O importante foi que os professores envolvidos nesta reflexão, tiveram a oportunidade de manifestar seus “ARGUMENTOS” sobre os pontos abordados que lhes disseram respeito. Contribuiram com as reflexões, os professores, o diretor, Denis Cavalcante Aur e a Coordenadora pedagógica da 7ª CREDE, Dora.
TRÊS REFLEXÕES ACONTECERAM NO PLANEJAMENTO:
ü A 1ª EM PERCENTUAL
ü A 2ª EM CRONOLOGIA EDUCACIONAL
ü E A 3ª EM OUTROS ASPECTOS.
(QUESTÕES LEVANTADAS POR MIM, PROFESSOR ADEMILDO).
Ø HIPÓTESES PARA OS BAIXOS NÍVEIS NAS AVALIAÇÕES APRESENTADAS.
ü HIPÓTESE CRONOLÓGICA EDUCACIONAL, TENDO COMO REFERÊNCIAS ESTAS DÉCADAS: 1950 - 1960 -1970 -1980 -1990 – Quais as políticas EDUCACIONAIS aplicadas nestas épocas, e que impactos elas provocarão nas décadas subseqüentes? Você já procurou conhecê-las e tentar traçar um perfil da educação para os próximos anos?
ü RENOVAÇÃO NO QUADRO DE PROFESSORES X PROFESSORES ANTIGOS, QUE IMPACTO ISSO PODE TER CAUSADO NESTA ANÁLISE?
ü Na hora que foi feito este levantamento havia 50% dos professores que eram NOVATOS em nossa escola e 50% dos outros eram “VETERANOS”.
QUIZ – QUESTIONÁRIO REFLEXIVO
A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE CADA PROFESSOR ESTÁ ADEQUADA A SUA DISCIPLINA DE ATUAÇÃO?
COMO ESTÁ SUA FORMAÇÃO CONTINUADA?
TODOS QUE FAZEM A ESCOLA ESTÃO DESEMPENHANDO COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO SUAS ATRIBUIÇÕES?
A CARGA HORÁRIA DOS PROFESSORES E DE TODOS, COMO ESTÁ?
O SUPORTE PEDAGÓGICO ESTÁ COMPATÍVEL ÀS SUAS NECESSIDADES ENQUANTO DOCENTES?
VOCÊ É RESISTENTE ÀS MUDANÇAS?
QUAIS OS PRÓS E OS CONTRA DA SEMESTRALIDADE E DO SISTEMA CONVENCIONAL DE ENSINO NOS ÍNDICES APRESENTADOS?
A PROFISSSÃO DE PROFESSOR É ENCARADA COMO UM BICO, OU VOCÊ ENQUANTO DOCENTE, PRETENDE SEGUIR CARREIRA NA PROFISSÃO DE PROFESSOR?
E AS OUTRAS FUNÇÕES QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DA ESCOLA, COMO ESTÃO?
QUAL O IMPACTO QUE A FESTA DE SÃO FRANCISCO TRARÁ PARA OS ÍNDÍCES DO 3º BIMESTRE?
VOCÊ É VALORIZADO ENQUANTO FORMADOR DE OPINIÃO E DISSEMINADOR DO CONHECIMENTO?
QUANTAS VEZES USAMOS OS RECURSOS MULTIMÍDIA EM NOSSA ROTINA ESCOLAR?
EXISTE RECIPROCIDADE ENTRE TODOS OS SEGMENTOS DA ESCOLA?
ATÉ QUE PONTO A BUROCRACIA IMPEDE O AUMENTO DOS ÍNDICES DE APRENDIZAGEM?
VOCÊ USA FREQUENTEMENTE O AUDITÓRIO, A SALA DE MULTIMEIOS E OS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA E CIÊNCIAS?
COMO ESTÃO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM NOSSA ESCOLA?
OS ALUNOS ORIUNDOS DAS ESCOLAS NÃO PARTICULARES IMPEDEM O AVANÇO DOS CONTEÚDOS? PORQUÊ?
VOCÊ TRABALHA COM AMOR OU POR AMOR?
ü INFORMAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ü TECNOLOGIAS DA INFOMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO –TIC’S
PONTOS NEGATIVOS NA VISÃO DA COORDENAÇÃO DO LEI
CURSO DE INFORMÁTICA EM NÍVEL BÁSICO DO LINUX - 40H
Infelizmente foi muito decepcionante para o laboratório de informática de nossa escola, registrar o pouco interesse de ALGUNS professores, alunos e funcionários com relação a informática educativa, sejam nos aspectos de pesquisa, uso de softwares e assessoramento digital, como o uso do(s)...DATASHOW, COMPUTADORES E DEMAIS RECURSOS MULTIMÍDIA, e formação continuada.
P.s.: Todos os computadores PRETOS deverão estar com O sistema operacional LINUX 2.0 instalado, sobre a pena de uma intervenção ou representação formal para a escola por parte dos órgãos que gerem os LEI’s nas escolas estaduais. 7ª CREDE-NTE-SEDUC.
DESCASO COM OS COMP UTADORES E PERIFÉRICOS DE ALGUNS SETORES.
ü PONTOS POSITIVOS NA VISÃO DA COORDENAÇÃO DO LEI.
Criação da Equipe de Mídia. Ela será oficializada no dia 07/10/2008. Será composta por um grupo de alunos com inteligências e Habilidades diferentes trabalhando em conjunto com o LEI e os outros setores da escola, para tentarmos alcançar os tão sonhados índices que ainda nos faltam.
Projetos de inclusão digital desfazem alguns paradigmas como o “NÃO SOU CAPAZ, NÃO APRENDO OU NÃO CONSIGO. Eles também estão promovendo a inserção de alunos, professores e funcionários, que outrora sintiam-se incapazes de utilizar as tecnologias no seu cotidiano, seja pessoal ou profissional.
DATAS IMPORTANTES NESTE CONTEXTO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA EM 2008.
30/06/2000 – Conclusão da 1ª turma com 64 alunos.
07/10/2008 – Conclusão do projeto de inclusão digital para funcionário e professores.
Final do mês de Outubro – Conclusão da 2ª etapa de formação básica em informática com mais 4 turmas do turno da tarde.
NOVEMBRO E DEZEMBRO – Pretende-se formar a 3ª etapa do curso de informática básica para os alunos do turno da noite.
DE julho a Setembro - REVITALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS DA ESCOLA.
De fevereiro a setembro - Utilização de sites, blogs e softwares educativos freeware como facilitadores nas intervenções pedagógicas para provas e recuperações.
Professor Coordenador do LEI,
Francisco Ademildo Alves de Araújo.