segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Leia aqui ! "Cultura Afro-Brasileira e Africana".

Neste espaço você poderá encontrar textos informativos sobre a história e a arte africana. Conhece na íntegra tudo do continente que ajudou na construção do nosso Brasil.

Temáticas:
  • A história da África.
  • A história do negro.
  • A história do Brasil.
  • Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino de história afro-brasileira.

2 comentários:

  1. Ademildo por que você não põe alguma coisa sobre o camdonblé por que é um assunto que o Magno Rommel está pondo bastante em sala de aula. tá
    Ebson Gomes!!! 2º ano A

    ResponderExcluir
  2. História da África
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    A África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu a partir de subespécies proto-negróides(não confundir com os negróides atuais, frutos de complexas hibridizações com outras subespécies oriundas da Eurásia; exceto os da África Ocidental, que se biopreservaram melhor), embora a teoria multi-regional (outra hipótese para explicar a origem do homem) reúna o extremo sudoeste da Ásia e o extremo nordeste da África como uma só entidade morfológica. Os mais antigos fósseis de hominídeos encontrados na África(Tanzânia e Quênia) têm cerca de cinco milhões de anos.

    O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos doutros continentes, que buscavam as suas riquezas, por vezes ocupando partes do “Continente Negro” por largos períodos. A estrutura actual de África, no entanto, é muito recente – meados do século XX – e resultou da colonização europeia.
    Arte de África
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa

    Variedade de objectos do quotidiano na arte africana.A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional, desenvolvido para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos. É uma arte extremamente representativa, chama atenção pela sua forma e estética e os simples objetos de uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui.