segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Oficina de Matemática "Trabalhando Psicodrama"

Neste sábado trabalhamos com grupo de professores de matemática da escola Frei Policarpo e professores convidados das escolas CAIC Alfredo Coelho de Magalhães e Escola da Caiçara.
O encontro teve como reflexão central a relação do professor com sua prática pedagógica.
Para compreendermos melhor o método de trabalho na oficina segue no texto explicativo abaixo:
"Drama" significa "ação" em grego. Psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis. Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades.
O Psicodrama é uma parte de uma construção muito mais ampla, criada por Jacob Levy Moreno, a Socionomia. Na verdade, a denominação da parte foi estendida para o todo e, quando as pessoas usam o termo Psicodrama, estão, geralmente, se referindo à Socionomia. Ciência das leis sociais e das relações, a socionomia é caracterizada fundamentalmente por seu foco na intersecção do mundo subjetivo, psicológico e do mundo objetivo, social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias. Divide-se em três ramos: a Sociometria, a Sociodinâmica e a Sociatria, que guardam em comum a ação dramática como recurso para facilitar a expressão da realidade implícita nas relações interpessoais ou para a investigação e reflexão sobre determinado tema.
Os objetivos do encontro foram:
01. Agir, refletir e construir tendo como foco o aluno;
02. Refletir o desempenho do papel do professor e aluno;
03. Refletir o papel do aluno e professor frente a ciência matemática.
Inicialmente foi feito o levantamento de expectativas dos professores em torno do encontro e o contrato de convivência que tratou de idéias como PARTICIPAÇÃO, UNIÃO, COOPERAÇÃO, BOM HUMOR, DISPOSIÇÃO, APRENDIZAGEM.
Uma das primeiras atividades investigativas foi o relato sobre EU SOU PROFESSOR DE MATEMÁTICA SELECIONANDO E RELATANDO dois pontos:
- primeiro: características que facilitam o ensino e aprendizagem em matemática
-segundo: características que dificultam o ensino e aprendizagem em matemática
Este ponto foi concluído com a idéia de Karl Max "A solução está dentro do próprio conflito"
Trabalhamos no turno da tarde uma atividade de constituição de características do aluno com baixo desempenho e do aluno com bom desempenho ( atividades desenvolvida a partir do desenho- construção deste aluno) , bem como construção do professor de matemática culminado com a elaboração da agenda de superação na qual foi feita descrição de ações pedagógicas para trabalhar o SER, a COMUNIDADE ESCOLAR e OS MEIO e a PROMOÇÃO do aluno.
Concluimos a oficina com um momento de avaliação e fortalecidos de que a busca por metodologia é um papel nosso na construção da aprendizagem efetiva do professor.
Coordenadora Pedagógica
Maria Taylana Queiroz Martins

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