terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Pesquisas

As alunas do professor Magno Rommel Catarina e Edinete, mostraram-se muito empelhadas na pesquisa sobre "CANDOMBLÉ" na disciplina de Filosofia.A pesquisa delas tinha como foco o significado dos nomes dos orixás...Valeu, pessoal!

Um comentário:

  1. Adão (hebraico: אָדָם, "Homem"; árabe: آدم; Ge'ez: አዳም).
    Eva (hebraico: חַוָּה, Ḥavva, "Vivente"; árabe: حواء, Hawwaa; Ge'ez:( ሕይዋን, Hiywan).
    Segundo a Bíblia e o Alcorão, Adão e Eva foram o primeiro casal criado por Deus. Adão (do hebraico אדם relacionado tanto a adamá solo vermelho, quando a adom vermelho e dam sangue) é considerado dentro da tradição judaico-cristã e islâmica como o primeiro ser humano, uma nova espécie criada diretamente por Deus. Teria sido criado a partir da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre.
    Tal como Adão, Eva também foi criada directamente por Deus. Diz a narrativa que Deus teria tomado uma costela (ou um "lado" de acordo com a tradução de Rashi) de Adão enquanto este encontrava-se em sono profundo. O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa "vivente". No grego, é vertido por zoé, que significa "vida", e não bios. Nisto estará implícito a ideia da maternidade. O papel atribuído à mulher era de uma ajudadora e complemento do homem, e a expressão "têm de tornar-se uma só carne", denota o tipo de vínculo que deveria existir entre marido e mulher. (Génesis 2:18, 20-24)
    Eva, e mais tarde Adão, teriam comido o fruto proibido por Deus, da árvore da ciência (do "conhecimento do bem e do mal"), e após o ocorrido, de acordo com a tradição cristã toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. Surgiria para os cristãos aqui a noção de pecado herdado - tendência inata de pecar - e a necessidade de um resgate da humanidade condenada à morte.
    Adão e Eva foram pais de Caim, Abel, Sete, e mais outros filhos e filhas. Segundo Gênesis 5:5, Adão teria vivido 930 anos, alcançando até Lameque, pai de Noé, a oitava geração de sua descendência.

    Visão judaica
    De acordo com a visão rabínica o homem ao ser criado à imagem e semelhança de Deus, estaria sendo assim um microcosmo das forças da criação, argumento do qual se ocupa maior parte da Cabala. Para Maimônides apenas o homem apresenta livre-arbítrio um atributo considerado divino. Rashi explica que a imagem e semelhança trata-se de um arquétipo conceitual, modelo ou plano que Deus teria feito para o homem e incorporado no que é chamado de homem primordial Adam Kadmon. Adão, vem do Súmério Adapa
    [editar] Visão cristã
    A Igreja Católica, assim como muitas outras religiões chamadas cristãs condena o poligenismo, ou seja, que teriam existido vários casais humanos que deram origem a todo o resto da humanidade. A Igreja não condena, entretanto, a teoria da evolução, pois a forma com que surgiu a matéria corpórea não faz parte do depósito de fé da Igreja. A Igreja deixa aberta esta discussão, segundo a Carta Encíclia Humanis Generis, desde que o fiel creia que em algum momento Deus concedeu ao homem uma alma, que o diferenciou dos outros animais. Ainda segundo a Carta Encíclica Humanis Generis, o poligenismo não está em discussão, visto que esta idéia não se harmoniza com a explicação do pecado original, que foi cometido por apenas um homem. Sendo assim, a Igreja ensina a todos os fiéis que Adão e Eva são verdadeiramente os únicos primeiros pais da humanidade, criados por Deus, a quem Ele concedeu uma alma, e que foram criados em estado de graça, mas que havendo o desejo de tornarem-se como o seu criador, pecaram por desobediência e foram destituídos da graça santificante, fazendo com que toda humanidade caísse. Esta graça, segundo o que ensina a Igreja Católica, foi concedida novamente através do Batismo estabelecido por Cristo.
    Ainda há outras correntes cristãs, que acreditam numa leitura mais literal da Bíblia, e portanto também crêem na existência real dos personagens Adão e Eva, assim como mencionados no relato da criação
    Por simples ação de raciocínio lógico, sempre chegamos a "juntar" Adão e Eva como se fossem "simples personagens de ficção", João e Maria por exemplo. Porém será esse o raciocínio dos antigos cristãos e principalmente da Bíblia? Depois de um breve estudo, ou uma leitura mais literal da Bíblia chega-se a seguinte conclusão:
    “Jesus disse: ‘Não lestes que aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: “Por esta razão deixará o homem seu pai a sua mãe, e se apegará à sua esposa”?’” — Mateus 19:4,5 / Gênesis 1:27; 2:24. Jesus Cristo é amplamente reconhecido como alguém que se apegou às mais altas normas de honestidade e moralidade. Se o relato de Gênesis sobre Adão e Eva fosse apenas alegórico, teria Jesus citado isso como fato real? Dificilmente!
    “Jesus . . . sendo, como era a opinião filho de José, filho de Eli, filho de Matate . . . filho de Davi, filho de Jessé, . . . filho de Abraão, . . . filho de Sem, filho de Noé, . . . filho de Adão, filho de Deus.” — Lucas 3:23-38. A que altura a listagem dos ancestrais de Jesus, feita por Lucas, muda de uma pessoa mítica para uma pessoa real? Quem é o primeiro homem real na lista, se não é Adão?
    “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo . . . assim a morte se espalhou a todos os homens.” “A morte reinou desde Adão até Moisés.” — Romanos 5:12, 14. Se Adão fosse a “humanidade primitiva”, não deveria o apóstolo Paulo ter falado de “vários homens” em vez de “um homem”? E se Adão é fictício, que dizer de Moisés? Ninguém duvida de que ele existiu.
    “O sétimo homem na linhagem de Adão, Enoque, profetizou também a respeito dos iníquos.” — Judas 14. Se Adão não foi um indivíduo real, que dizer de Enoque? E se Enoque foi uma pessoa real, como poderia ter ele sido o sétimo na linhagem a partir do fictício Adão? Não fica evidente que conforme relatado na bíblia, Adão e Eva foram pessoas reais?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui.